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Copywriting é a habilidade de escrita que tem como principal objetivo fazer com que o leitor tome uma determinada ação. Ou seja, é uma comunicação persuasiva capaz de fazer uma pessoa tomar uma ação lucrativa para a empresa.

Mas tudo bem, o que são as ações?

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Esses são alguns exemplos de ações que podemos induzir uma pessoa a fazer com o objetivo de beneficiar nossos negócios.

Quem usa copywriting?

Simplesmente as maiores empresas do Mundo utilizam essa estratégia de persuasão. Algumas são elas:

  1. Apple
  2. Empiricus
  3. Polishop
  4. Shoptime
  5. Spotfy
  6. George Foreman
  7. Jolivi
  8. SB Copy

“Uau… Somente os grandes podem utilizar copywriting?”

Não! Não é somente os grandes que podem utilizar essa estratégia de comunicação.

Qualquer empresa, negócio ou pessoa pode utilizar as estratégias para fazer com que sua audiência perceba seu valor, consiga gerar conexão e transmitir seu principal objetivo.

Empresas pequenas que entendem o poder que o Copywriting tem para aumentar as vendas, conseguem usufruir e se distanciar de seus concorrentes sem problemas.

Se você precisa se comunicar com a sua audiência, fazer estratégias de vendas e aumentar a percepção de valor dos seus produtos ou serviços, então te convido a me conhecer. Eu sou um Copywriter Profissional pronto para qualquer desafio.

Toda a empresa precisa vender, certo?

Então, porque não vender com maestria?

Onde o copywriting é usado?

As copies estão presentes basicamente em textos. Porém não é limitado a isso. Você pode utilizar esses textos para fazer uma carta de vendas escrita, um vídeo de vendas, marketing de conteúdo e também script de vendas para ligação.

Quais são os serviços que estão embutidos o copywriting? Olha as possibilidades que você pode utilizar no seu negócio para gerar mais lucro.

  • Video de vendas
  • Carta de vendas
  • Página de vendas
  • Conteúdo
  • Ebook
  • Script de vendas
  • Panfletos
  • Facebook Ads
  • Google Ads
  • Anúncio em rádio
  • Webinários

Você vai esperar seu concorrente fazer algum desses antes de você?

Como funciona o Copywriting na Prática?

Para você entender melhor, as copies são escritas com algumas técnicas capazes de atingirem o comportamento humano, e dessa forma, é possível manipular a ação de uma pessoa.

Como assim Samuel? Eu vou te explicar nas próximas linhas…

Isso que eu fiz na linha de cima “Eu vou te explicar nas próximas linhas…” é uma técnica chamada de antecipação ou loop, ou seja, você agora sabe que eu vou te mostrar algo do seu interesse, por isso, você vai permanecer no conteúdo.

Essas técnicas são chamadas de:

Gatilhos Mentais: O que são?

Gatilhos Mentais? WTF?! rsrs

Vamos lá, gatilhos mentais, são acontecimentos específicos que levam o nosso comportamento tomar uma determinada atitude automaticamente.

Ficou um pouco difícil de entender né? Mas calma, porque eu vou te contar uma história rápida, que com certeza vai fazer você entender…

Copywriting Gatilhos Mentais

As peruas são boas mães – carinhosas, atentas e protetoras. Passam grande parte do tempo cuidando dos filhotes, aquecendo-os, limpando-os e aconchegando-os.

Mas existe algo estranho em seu método. Praticamente todos esses cuidados maternos são desencadeados por apenas um fator: o piar dos filhotes.

Outras características identificadoras dos filhotes, como seu cheiro ou aparência, parecem desempenhar papéis menores no processo de zelo materno.

Se um filhote piar, sua mãe cuidará dele. Do contrário, ela poderá ignorá-lo e às vezes até matá-lo.

Para uma perua mãe, uma doninha é um inimigo natural cuja aproximação deve ser recebida com grasnidos, bicadas e unhadas raivosas.

Agora vem a parte legal… Presta bem atenção.

De fato, os experimentos mostraram que, mesmo uma doninha empalhada, quando levada com um barbante para perto de uma perua, recebia um ataque imediato e furioso.

Quando, porém, a mesma réplica empalhada portava um pequeno gravador que tocava o som emitido por filhotes de peru, a mãe não apenas aceitava a doninha, mas a acolhia sob suas asas.

Quando o gravador era desligado, o modelo de doninha tornava a trair um ataque feroz.

Créditos dessa história ao livro Armas da Persuasão – Autor: Robert Cialdini

Como os Gatilhos Mentais funcionam no Copywriting?

Você entendeu a história? As Peruas Mães são carinhosas com seus filhotes, porém a aparência e cheiro dos seus filhotes não são tão importantes para ela quanto o som que os filhotes emitem.

Dessa forma, mesmo as doninhas que são inimigas, portando um gravador emitindo o mesmo som que seus filhotes, receberam o mesmo cuidado dos filhotes reais.

A nossa mente trabalha da mesma forma… Ou seja, se formos trazer para o nosso mundo, uma copy bem feita que atinge o ponto mais delicado de uma pessoa é capaz de ativar esse gatilho na mente dela e ela fazer alguma ação.

Existem diversos gatilhos mentais, porém fica para outro artigo, combinado?!

Conclusão

Você pode atingir o seu público através de uma estratégia concisa e testes, é claro. Nem sempre uma copy funciona de primeira (mesmo que esteja linda).

Qual é aquela emoção que pode ser considerada igual ao som do filhote da Perua Mãe que você pode utilizar na sua comunicação para atingir o seu público?

Espero que tenha gostado do conteúdo!

Dicas Extras para escrever Copywriting

  1. Escreva sua copy como se você estivesse conversando com alguém
  2. Não mude a personalidade da pessoa principal na copy (Se for você, escreva como se você estivesse falando com algum amigo)
  3. Escreva de uma forma clara e objetiva
  4. Revise o texto, de preferência, dê para alguém revisar
  5. Seja claro e objetivo na sua comunicação
  6. Contrate um profissional qualificado para fazer uma copy pra você. Eu 🙂
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Samuel Nasser

Eu ajudo empresas a venderem através da internet de forma estratégica através de tráfego e conversão. Minhas ferramentas de trabalho são: SEO e Copywriting.