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Se você está tentando encontrar clientes online, então eu preciso te ajudar urgente!

Nas próximas linhas, eu vou compartilhar com você as melhores formas em que você pode atuar. Desta forma, você vai entender qual a melhor estratégia para você e se faz sentido você ficar tentando procurar clientes ou então ser encontrado por eles.

O que eu vejo muito acontecer é a pessoa tem uma empresa, e ela faz um perfil no Instagram e no Facebook e fica tentando pescar clientes na internet, fazendo postagens aleatórias de vendas.

Eu já tive muita experiência prática nisso…

Em 2014 eu abri uma Gráfica, e tentava encontrar clientes de três formas:

  1. Fazendo postagens no Instagram e Facebook
  2. Batendo de porta em porta para vender
  3. Entregando panfletos nos bairros próximos da minha empresa

O que acontecia é que pingava alguns clientes, porém nada suficiente para eu me manter financeiramente, foi muito difícil essa época. 

Isso acontece, porque eu estava tentando entrar em contato com pessoas que não estavam no momento certo de compra e eu não conseguia me comunicar com um grande número de pessoas por dia, pelo simples fato do tempo ser escasso. Talvez se eu conseguisse me comunicar com um grande número de pessoas por dia, por volta de 200, 300 pessoas, os resultados poderiam ser melhores, porém é inviável. 

Ou seja, as pessoas não estão interessadas em comprar de você, ou apenas não é o momento certo pra elas.

Por isso, você precisa estar no lugar certo, na hora certa para aproveitar essa oportunidade. E é isso o que eu vou te mostrar agora, continue a leitura para você saber como…

Encontrar Clientes Online X Ser Encontrado

Atualmente se nós quisermos encontrar clientes fisicamente, o que pode ser feito? Bom… Você pode fazer panfletos e distribuir em alguns locais, igual eu citei mais acima.

Na internet funciona da mesma forma, ou seja, se você investir em anúncios no Facebook, Instagram, Youtube e também no Google você estará encontrando os clientes baseados em “públicos”

O que são Anúncios Patrocinados?

Anúncio Patrocinado da Rede de Pesquisa do Google

Anúncio Rede de Pesquisa do Google

Esses anúncios são exibidos baseados na pesquisa dos usuários no Google.

Anúncio da Rede de Display do Google

Anúncio Rede de Display Google

Esses anúncios são exibidos baseados em interesses do público referente ao seu produto. Esses anúncios podem ser Banners, Animações em HTML5 e também vídeos no Youtube (aqueles que interrompem sua música rs).

Anúncio Face Ads e Instagram Ads

Esses anúncios são também exibidos baseados no público que você direciona para serem exibidos seus anúncios.

Ou seja, tanto a Rede de Display do Google e Face Ads e Instagram Ads podem ser considerados a estratégia para você encontrar clientes na internet. Agora já o Marketing de Pesquisa é para você ser encontrado na internet.

O que são públicos

Públicos são perfis de pessoas cadastradas nessas plataformas de mídias sociais, e desta forma, você pode criar seu público e anunciar para eles.

Porém o intuito deste artigo é te mostrar como você pode ser encontrado.

A grande diferença é que quando uma pessoa está te procurando, a chance de você vender é muito maior pelo motivo que ela já tem a intenção, entendeu?

Como posso ser encontrado na internet?

Para ser encontrado na internet é preciso que você entenda como os mecanismos de pesquisas funcionam, como o Google. Toda vez que você faz uma pesquisa, esse mecanismo encontra os resultados mais relevantes e passa então a te mostrar.

Porém, é preciso seguir algumas boas práticas para conseguir alcançar esse resultado.

Te sugiro uma leitura completa sobre este assunto: como ser encontrado na internet.

Vale ressaltar aqui que o Google permite que você utilize a estratégia do Marketing de Pesquisa em duas formas: 

  1. Organicamente
  2. Investindo em Anúncios Patrocinados

Marketing de Pesquisa Orgânico

O Marketing de Pesquisa Orgânico é simplesmente o Google identificar que o seu site é relevante para uma pesquisa X, como por exemplo: 

Se você digitar no Google: “especialista em tráfego orgânico” meu site aparecerá em primeiro nos resultados orgânicos (abaixo dos anúncios), como mostra na foto abaixo.

Marketing de Pesquisa Orgânico

Para aparecer desta forma, esta página no meu site precisou passar pelas boas práticas do Google para então ele entender que ela é relevante para ser exibida quando os usuários pesquisarem esta palavra chave.

Aprenda mais sobre neste outro artigo: como ser encontrado na internet.

Marketing de Pesquisa Utilizando Anúncios Patrocinados

Da mesma forma em que o meu site é exibido sem pagar anúncios quando o usuário pesquisa uma palavra chave, o Google permite que você crie campanhas utilizando o Google Ads para também conseguir este feito. 

Ou seja, se você quer que o seu site apareça quando a pessoa pesquisar por: “especialista em tráfego orgânico”, você cria uma conta no Google Ads e configure uma campanha para aparecer. 

Porém a diferença dos anúncios patrocinados para o orgânico é que cada clique que você tiver no seu anúncio, você paga certa quantia ao Google. 

Quanto é? Não sei… É preciso pesquisar as palavras chave para verificar. Podem varias de centavos a mais de 20,00 o clique.

Prós e Contras entre Encontrar Clientes e Ser Encontrado na Internet

Aqui vale ressaltar que esses dois nomes, podem ser substituídos pelos nomes técnicos:

1. Encontrar Clientes (Display)

2. Ser encontrado (Marketing de Pesquisa)

Pontos Positivos do Tráfego Pago

1. Resultados mais rápidos

2. Você consegue testar uma campanha rapidamente para ver se ela dá resultados

3. Você pode aplicar diversas estratégias, como por exemplo: Lançamentos

Pontos Positivos do Tráfego Orgânico

1. Você não precisa investir para aparecer como nos anúncios

2. Ótima estratégia para escalar na internet (quanto mais páginas e conteúdos você fizer, melhores serão os resultados)

3. Qualquer nicho, até mesmo adulto consegue se posicionar no Google

Pontos Negativos do Tráfego Pago

1. Precisa investir dinheiro

2. Existem muitas regras e políticas que precisam ser seguidas ou sua conta pode se bloqueada e você perde até mesmo o dinheiro investido

Pontos Negativos do Tráfego Orgânico

1. Os resultados podem ser bastante demorados para surgirem

2. Você precisa criar bastante conteúdo para criar relevância e escalar

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Samuel Nasser

Eu ajudo empresas a venderem através da internet de forma estratégica através de tráfego e conversão. Minhas ferramentas de trabalho são: SEO e Copywriting.