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Se você ainda não sabe como ser encontrado na internet pelos seus clientes, eu tenho uma coisa para te dizer: Existem dois tipos de negócios, os que estão na internet, e os que estão fora dos negócios.

É meio cruel essa frase né? Eu não quis ser arrogante, mas essa é a verdade, pois nós temos concorrências e precisamos estar onde nossos clientes estão, porém, precisamos estar melhor e mais posicionado do que nossos concorrentes.

Mas para se destacar e conseguir resultados para seu negócio deve estar presente no lugar certo na hora certa, então, fique aqui comigo que eu vou te falar como ser encontrado na internet sem segredos, utilizando as estratégias que eu mesmo utilizo para gerar seus primeiros resultados, quiçá melhorar os resultados que você já tem.

Lugar Certo Na Hora Certa!

O que quer dizer isso? Bom… Algum tempo atrás, o único jeito de conseguir cliente era batendo de porta em porta (isso até eu já fiz no começo da minha carreira…). Mas você me pergunta: Não dá certo ir atrás do cliente? Sim, dá…

Porém é só um pouco certo. Para você crescer a empresa, prosperar e escalar o negócio precisa estar num lugar estratégico, cheio de clientes famintos com dinheiro na mão pronto para lhe entregar, e qual é este lugar? A internet, por isso você deve saber como ser encontrado na internet, e eu vou te contar como você faz isso.

Como ser encontrado na internet?

Para você ser encontrado na internet, é preciso somente uma coisa: Conteúdo.

Para você ser encontrado na internet, basta você postar esse conteúdo em suas mídias sociais, o que eu chamo de geradores de tráfego. Eu falo tráfego, pois é a mesma coisa de uma calçada bem movimenta cheio de comércio, imagine a seguinte situação:

Você tem uma loja de roupas numa calçada bem popular na cidade em que você mora, eu vou dar um exemplo de uma das mais movimentadas em São Paulo, a Avenida Paulista. Nesta calçada passa diversas pessoas o dia inteiro, por isso chamamos de tráfego, e na internet não é diferente. Seus clientes estão pesquisando no google, seus clientes estão navegando no facebook e vendo fotos no instagram. Não é verdade?

Agora você já aprendeu duas coisas: O segredo de como você ser encontrado na internet está em apenas ter um conteúdo e postá-lo em mídias sociais, onde tem tráfego (e tem um outro nome também, chamado de zona de engajamento).

Quais são as zonas de engajamento ou tráfego na internet?

Nós temos diversas ferramentas e opções para utilizarmos a nosso favor.

As quatro principais zonas de engajamento da internet ao meu ver são: Site/Blog, Youtube, Instagram e por último Facebook.

Como ser encontrado na internet Site e Blog

Site ou Blog

Seja você um profissional liberal ou então uma empresa, ter um site é essencial. Mesmo que você venda somente presencial ou offline, se você não tem um site, você está deixando dinheiro na mesa.

Um site é o seu principal ativo na internet, pois você tem 100% de controle de seus conteúdos. Você pode colocar conteúdos de venda, fazer promoções e colocar conteúdos relevantes no blog para ensinar seus clientes sobre seu determinado produto ou serviço.

Como ser encontrado na internet Youtube

Youtube

Youtube é outra zona de engajamento que você pode utilizar estrategicamente para ser encontrado na internet. Segundo o Google, o Youtube é a segunda maior rede de pesquisa da internet. A primeira é o próprio Google.

Você já pesquisou algum produto ou serviço antes de comprar? Aposto que sim, e seus clientes fazem a mesma coisa… Eles antes de comprarem de você, estão pesquisando sobre produtos mais baratos, sobre como solucionar tal “problema” e etc.

Então você pode utilizar o Youtube postando conteúdos que ajudem seus produtos e serviços terem maior autoridade e criar uma relação com a sua audiência. Eles irão te ver e vai ser uma experiência mais “humanizada”.

Como ser encontrado na internet instagram

Instagram

Eu não coloquei no tópico acima falando no youtube, mas através do relacionamento com a audiência é possível você gerar autoridade, consequentemente aumentando a sua popularidade e confiança com seus clientes. Se você é especialista em algo, o Youtube e Instagram podem ser trabalhados simultaneamente para oferecer conteúdo rico aos seus futuros clientes.

O Instagram também é uma ótima plataforma para você ser encontrado na internet. Além de ter diversas formas de conteúdo, como Posts, Stories e IGTV.

Uma dica para você atuar no Instagram é criar uma relação mais direta com seu público, na espécie de Dayli Vlog, mostrando seu dia a dia, mostrando que você é uma pessoa normal como todas as outras e é claro, sempre mostrando que você é especialista no assunto.

Como ser encontrado na internet facebook

Facebook

O Facebook é muito utilizado ainda, porém uma coisa que me incomoda é que ele entrega muito pouco quando nós fazemos postagem orgânica (sem ser patrocinado). Quando eu digo que é muito pouco, é muuuuito pouco, cerca de 2% da sua audiência.

Ao menos que você tenha 10.000.000.000 de seguidores, então 2% seria bastante.

No Youtube, por exemplo, a taxa de entrega também não é uma das melhores. Mas você pode colocar conteúdo que é bastante pesquisado, desta forma você vai ser encontrado na internet, mas no Facebook não é assim que funciona, você posta, se ele entregar, entregou, se não, só lamentamos.

Bom, até agora eu te mostrei como você pode ser encontrado na internet através do seu conteúdo e também quais são as zonas de engajamento.

Agora vamos falar um pouco de como deve ser feito esses conteúdos na prática?

Como ser encontrado na internet através de conteúdos

Quando nós falamos de conteúdo, para muitas pessoas pode soar como falar em grego. Mas o que você verá nas próximas linhas vai abrir sua mente e vai te ajudar a ser encontrado na internet.

O principal objetivo de um conteúdo na internet é ensinar o seu cliente e gerar mais autoridade, seja para você (caso você seja uma autoridade em determinado assunto) ou para a sua  empresa em determinado produto ou serviço.

O nome mais utilizado hoje em dia para este termo é o famoso Marketing de Conteúdo.

O que é Marketing de Conteúdo?

Agora está bem popularizado o Marketing de Conteúdo, mas por mais incrível que pareça, surgiu muitos anos atrás…

Você pode ensinar o seu potencial cliente sobre como ele ter resultados com os serviços que você presta, sobre como funciona o seu produto, sobre como as pessoas tiveram sucesso com seu produto ou serviço.

Para você ter uma ideia, a empresa Michelin (aquela que fabrica pneus), em 1900 ela desenvolveu o Guia Michelin, que nada mais nada menos tinha o objetivo de fazer as pessoas usarem mais seus carros ao indicar restaurantes em todo o país.

Mas eles fabricam pneus, Samuel! Qual a vantagem disso? As pessoas usariam mais seus carros, gastariam mais seus pneus, e como a empresa criou uma autoridade e empatia com os donos dos carros, por mostrarem ótimos restaurantes em todos país, essas pessoas então fariam uma compra de seus produtos, que no caso eram os pneus.

Outro exemplo, é da empresa Nestlé, com o produto Leite Moça.

A Nestlé trazia receitas de doces nos rótulos das latas de leite condensado e alavancou o sucesso a ponto de não ter concorrência até os anos 80. Incrível né?

E é basicamente isso que você pode utilizar. Um exemplo é este meu site (Samuelnasser.com.br). Eu coloco conteúdos relevantes para mostrar como é possível ganhar posicionamento estratégico na internet, aliás essa é a minha missão. Eu ajudo empresas a se posicionarem estrategicamente na internet.

Como criar conteúdo para internet?

Você pode criar conteúdo apenas solucionando dores dos seus clientes ou futuros clientes.

Vou dar um exemplo de uma barbearia.

O barbeiro profissional conhece seus clientes e sabe quais são as perguntas feitas mais vezes para ele. Desta forma, ele pode começar a criar conteúdo no Instagram e Youtube solucionando essas perguntas (dores).

O que são dores: As dores são as dificuldades que seu cliente passa em determinado assunto. Você vai entender…

Uma das dores dos homens é como cuidar da barba. Desta forma, o barbeiro pode criar vídeos dando dicas de como ter cuidados com sua barba, como arrumar a barba rápido, quais são os shampoos para barba e qual é o melhor para cada estilo.

Entendeu como funciona? Imagina quais são os conteúdos que você pode criar para ajudar seus clientes ou futuros clientes. Quando você começa a entender isso, o conteúdo passa a ter mais valor. Você começa a gerar mais autoridade para a sua audiência e então vender mais seus serviços e/ou produtos.

Você pode utilizar um blog, facebook, instagram, linked in, twitter, pinterest, tumblr, etc… Temos diversas ferramentas para utilizarmos 🙂

Como devo me comportar nas plataformas para ser encontrado na internet?

Você precisa basicamente entender uma coisa para ser encontrado na internet: As pessoas pesquisam tudo antes de comprar. Desta forma, você pode desenhar o seu cliente ideal para entender de fato qual a forma correta para você o abordar em suas mídias sociais ou então em seu site, para assim conquistá-lo e gerar vendas.

Como ser encontrado na internet: Guia passo a passo

Passo 1: Tenha em mente qual é o seu cliente ideal (É importante você saber disso para fazer a comunicação certa, exemplo: Meu público fala gíria, são homens ou são mulheres, e por aí vai…)

Passo 2: Após você saber qual é o seu cliente ideal, anote numa planilha, num papel de pão, em seu celular ou onde você quiser, as principais dificuldades que essas pessoas enfrentam (referente ao seu produto ou serviço).

Passo 3: Construa conteúdos que ofereçam a solução para este público, lembra do Marketing de Conteúdo?. (exemplo: Aqui neste artigo, você está aprendendo uma forma estratégica para aparecer na internet e conquistar mais clientes, e essa é uma dor de muitos profissionais autônomos, prestadores de serviços e empresários, pois quem não está aparecendo na internet, está deixando dinheiro na mesa).

Passo 4: Utilize estratégias de Inbound Marketing para aumentar as vendas para esse público.

Passo 5: Mantenha-se sempre antenado nas novidades, pois a tecnologia está sempre mudando e acabam surgindo diversas ferramentas e soluções incríveis que você pode utilizar para criar conteúdos.

Conclusão

Neste artigo você aprendeu como pode utilizar as ferramentas gratuitas na internet para criar conteúdos relevantes para a sua audiência e desta forma, gerar vendas. Agora é a hora de colocar a mão na massa e seguir os 5 passos que eu coloquei acima.

No começo de um dos meus empreendimentos, eu e meu sócio fazíamos vendas de porta em porta nas ruas. E nessa época, os comerciantes não gostavam que fossemos vender para eles. “As pessoas gostam de comprar, mas não gostam que vendam para elas”. Algumas vezes até fomos mal tratados pelas pessoas.

Mas agora com essa estratégia de Marketing de Conteúdo, onde os clientes entram em contato com você em busca do conteúdo que estão procurando, mudou muita coisa… Hoje eu sinto uma valorização melhor para os serviços prestados e é claro, mais educação.

Espero que você tenha gostado deste conteúdo, é o primeiro conteúdo que eu coloco aqui no meu blog. Compartilha com seus amigos empreendedores e vamos para cima!

Deixe um comentário para eu saber se você gostou do conteúdo 😉

Abraços!

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Samuel Nasser

Eu ajudo empresas a venderem através da internet de forma estratégica através de tráfego e conversão. Minhas ferramentas de trabalho são: SEO e Copywriting.